Conecte-se com o Verde

  1. Comunidade do Paritdo Verde no Orkut
  2. Flickr do Partido Verde PR

PV Ideias > Comportamento e Sociedade

O poder nas mãos dos internautas

#1 Gerson Scheid

Não é novidade que as redes sociais passaram a ter um papel fundamental na vida de grande parte das pessoas, sejam elas diretamente conectadas à internet ou indiretamente impactadas pelo seu conteúdo.

Karl Marx acreditava que a dominação social que enfrentamos estaria solucionada quando os proletários, não submetidos à patrões, dominassem as máquinas. Por máquinas podemos entender também a internet – rede que conecta não-linermente milhões de pessoas em todo mundo, responsável por desterritorializar os contatos entre as pessoas e permitir um pleno exercício da liberdade de expressão sem “censura”. Mas, o que temos visto são as redes sociais mostrando que nem todas as pessoas querem discutir temas relevantes para a sociedade, procurar mudar o status quo. Vemos que quanto mais banal a mensagem (como o caso da Luiza, que nunca deveria ter voltado do Canadá) mais ela é divulgada, salvo alguns casos.

Será que Marx estaria atualizadamente correto? Será a internet o modo de o povo governar ou ela só  nos aliena ainda mais das questões importantes para a melhoria da vida em sociedade, expondo o mesmo desejo ao entretenimento banal que recebemos com a televisão – que, no Brasil, só serve para ocupar o tempo ocioso que temos para pensar em espaço preenchido por uma completa Zorra Total?

#2 IZAIAS NOGUEIRA DA CRUZ

GERSON SCHEID, VOCÊ ESTA TOTALMENTE CERTO DO QUE ESCREVEU, COMO PODEMOS MUDAR MAS A EDUCAÇÃO DA SOCIEDADE SE A MAIORIA NÃO LEVA A SÉRIO, PARECE BRIGAR COM A CULTURA E EDUCAÇÃO. PARABÉNS PELO ASSUNTO

#3 Leonardo Novaes

O debate sobre a internet - seu uso, sua utilidade - é sempre válido e mais do que atual. Redes sociais estão presentes em nosso dia-a-dia, para disseminar o que existe de positivo e negativo, de útil e inútil (pena que ainda prevaleçam o negativo e inútil). Enquanto você, Gerson, cita, com propriedade, Karl Marx, afirmando que o destino da humanidade mudaria pelo domínio da máquina, ouso afirmar que, mais importante que dominar a máquina, é o homem dominar a si mesmo, sua inteligência, seu raciocínio, crescendo intelectualmente e desprezando a enxurrada de "informações" inúteis que lhe é despejada diariamente. Nem só de Orkut, MSN e Facebook vive a internet! E mesmo estes, se bem utilizados, têm sua valia. Mas não adianta entregar ferramentas a quem não sabe utilizá-las. Capacite o cidadão para fazer uso desta excepcional ferramenta - a internet - e um dia, quem sabe, teremos discussões além de saber quem vai o vencedor do BBB, ou que astro/estrela se casou/separou/morreu essa semana. Um forte abraço a todos. Leonardo Novaes.

#4 Josenilton Inocencio

Caro Gerson Scheid, concordo que o "que temos visto são as redes sociais mostrando que nem todas as pessoas querem discutir temas relevantes para a sociedade". Contudo, não podemos deixar de ocupar também esse espaço e tentar impactar os internautas com ideias de mudança e justiça social.

Envie suas ideias

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *.


HostFirewall