Conecte-se com o Verde

  1. Comunidade do Paritdo Verde no Orkut
  2. Flickr do Partido Verde PR

Dra. Maria Letícia Fagundes: Outubro Rosa, entendendo a mamografia

| 0 comments

Ontem, dia 19 de outubro foi o dia internacional de combate ao câncer de mama, a membro da Executiva Estadual do Partido Verde, Dra. Maria Letícia Fagundes, participou como convidada da Semana Acadêmica da Faculdade Estácio de Curitiba. Em sua palestra ela abordou a violência doméstica em suas diferentes formas, saúde da mulher e também explicou sobre o exame de  mamografia, que compartilhamos aqui: 

Mamografia é um exame radiológico,  que pode detectar precocemente o câncer de mama. Recomenda-se que as mulheres com mais de 40 anos façam um mamografia uma vez ao  ano. Costuma se atualmente combinar este exame de RX com um exame ultrassonográfico da mama, o que aumente muito a condição do diagnostico das doenças mamarias, neste caso dando ênfase ao câncer. A tecnologia permitiu que tumores muito pequenos, menores de 1 cm , sejam identificados neste exame  permitindo cura em até 95% das vezes.
Dra. Maria Letícia e Dra. Cristiane Castro Pepes

Logo entenda-se que a mamografia é o principal exame capaz de diagnosticar precocemente o câncer de mama. Sem desmerecer o auto exame, que por sua vez apenas identifica  tumores maiores que 1 cm infelizmente  já grandes com menor chance de cura.

Tudo seria perfeito se todas as mulheres acima de 40 anos fizessem uma vez ao ano a mamografia. Atualmente, o exame pelo SUS tem sido realizado para mulheres acima de 50 anos conforme portaria 1253 de 2013 . As mulheres de 40 a 50 anos ficam desta forma desassistidas no sistema público. E um número considerável delas acaba desenvolvendo a doença.

Embora seja um exame desconfortável, é totalmente tolerável.  A compressão da mama no exame, que causa desconforto, é necessária porque permite uma melhor qualidade das imagens. Para tentar aliviar, a mulher tem que tentar relaxar e não ficar muito tensa. Outra dica é não fazer o exame nos dias que antecedem a menstruação, mas sempre uma semana depois.

Outro erro comum é achar que, por fazer o autoexame regularmente e nunca ter identificado um nódulo, ou não apresentar qualquer sintoma, não é necessário realizar a mamografia todos os anos. Isso não tem o menor fundamento. O câncer de mama não dói e a mulher só sente o nódulo quando ele já está grande. Fique sempre atenta ao seu corpo e não deixe de consultar regularmente seu médico.

Dra. Maria Leticia Fagundes – Membro da Executiva Estadual do PV. Formada na Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná – FEMPAR, em 1985 e pós graduada na Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto – FMUSP – RP. Atua na área de vídeo laparoscopia e vídeo histeroscopia. É também médica legista trabalhando no Instituto Médico Legal do Paraná onde faz frente aos direitos das mulheres, vítimas de violência doméstica, fundando a ONG Mais Marias. Leticia foi candidata a vereadora em Curitiba 2012.

Deixe uma resposta

Required fields are marked *.


HostFirewall