Conecte-se com o Verde

  1. Comunidade do Paritdo Verde no Orkut
  2. Flickr do Partido Verde PR

Diagnóstico da população idosa de Pato Branco será entregue nesta sexta-feira

| 0 comments

Diagnóstico da população idosa de Pato Branco será entregue nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (12) acontece, em Pato Branco, a entrega do Relatório Final de Pesquisa “Pato Branco – Cidade Amiga do Idoso”. O documento, um diagnóstico qualitativo e quantitativo para o envelhecimento dos cidadãos pato-branquenses, foi elaborado pelo campus de Pato Branco da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná). A cerimônia de entrega está marcada para as 9h, no Anfiteatro da entidade, e contará com a presença de representantes da OMS (Organização Mundial da Saúde) e da OPAS (Organização Pan Americana de Saúde).

No ano passado, Pato Branco foi o primeiro município do Paraná a receber o selo de Cidade Amigável à Pessoa Idosa pela Organização Mundial da Saúde. Apenas outros dois municípios, em todo o Brasil, possuem o mesmo certificado. O certificado foi resultado de um esforço coletivo, envolvendo o mandato da deputada federal Leandre Dal Ponte (PV-PR), os clubes de Rotary, a Administração Municipal, a UTFPR, e o Conselho Municipal da Pessoa Idosa.

De acordo com a deputada Leandre, é a partir da entrega da pesquisa que será possível avaliar os resultados, as ações que o município tem realizado em benefício da população idosa, e novas ações, identificadas pela pesquisa, que será necessário implementar. “É um ponto importante porque ajuda a fortalecer os municípios que estão aderindo o programa. É o ápice do trabalho. A partir dessa entrega, o município poderá reavaliar as ações, avaliar o que já está inserido”, reforçou Leandre.

Para Jovelina Chaves, assessora parlamentar responsável pelo programa Cidade Amiga do Idoso, representantes de municípios da região Sudoeste que já aderiram ao programa e, também, buscam a certificação da OMS também estarão presentes no evento desta sexta-feira. Segundo ela, 14 municípios já aderiram ao programa, inspirados pela certificação de Pato Branco.  Estes mesmos municípios também aderiram ao EBAPI (Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa), do governo federal.

SEBRAE

Durante o evento desta sexta-feira, o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) fará a apresentação de um novo produto, com foco na capacitação de comerciantes para o atendimento à pessoas idosas.

Deixe uma resposta

Required fields are marked *.


HostFirewall