Deputado Estacho busca medidas para dar mais liberdade aos caminhoneiros

Apoiaram o requerimento do Deputado Estacho os também Deputados Estaduais Professor Lemos, Alexandre Amaro, Boca Aberta Jr., Do Carmo e Delegado Jacovós.

O Deputado Estadual Rodrigo Estacho (PV) protocolou nesta quarta-feira (29/07) requerimento dirigido ao Secretário de Infraestrutura e Logística Sandro Alex solicitando a revisão da Portaria nº 352/2011 do DER do Paraná, que impõe restrições à circulação de caminhões de grande porte (9 eixos) em diversas rodovias paranaenses.

Segundo justificativa apresentada pelo Deputado, a Portaria do DER está sem atualizações há quase dez anos e é excessivamente restritiva aos caminhões de grande porte, impedindo que esses veículos cheguem a cidades importantes para o Estado. Com isso, o escoamento de safras e o transporte de mercadorias e produtos acaba prejudicado.

Ainda segundo o parlamentar, nos últimos dez anos muitas rodovias do Estado sofreram melhorias, como alargamentos e duplicações, estando capacitadas para receber esses caminhões pesados. Além disso, outras diversas obras de melhorias estão em curso ou projetadas para o futuro próximo. Com a solicitação encaminhada pelo Deputado Estacho, a Portaria do DER passará a atender de forma mais justa e adequada os caminhoneiros.

No mais, a medida vai de encontro às políticas progressistas adotadas pelo Governo do Estado. Desde que assumiu o cargo, o Governador Ratinho Jr. vem adotando uma série de medidas para estimular o desenvolvimento dos setores produtivos do Paraná, como a indústria, a agroindústria, o comércio, a construção civil e a agricultura.

Neste sentido, nos últimos meses o porto de Paranaguá quebrou vários recordes de movimentação de cargas, contribuindo para a recuperação fiscal do Paraná. Em abril foram registradas 5,5 milhões de toneladas embarcadas, o que representa um aumento de 30,9% em relação ao mesmo período de 2019. Em maio foram 5,7 milhões de toneladas, resultado este 44% superior ao anotado em maio de 2019.

FONTE: Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual Estacho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *