Conecte-se com o Verde

  1. Comunidade do Paritdo Verde no Orkut
  2. Flickr do Partido Verde PR

Por que devemos nos preocupar com a Amazônia?

| 0 comentários

Por que devemos nos preocupar com a Amazônia?

Estamos todos preocupados com os incêndios que acometem a Amazônia. Desde sempre nos orgulhamos em dizer ao mundo que a maior floresta tropical do planeta fica em nossa terra; e é nessa terra onde reside a maior biodiversidade do mundo. Embora incêndios sempre tenham existido na região amazônica, nunca vimos uma quantidade tão crescente de focos e em tão pouco tempo – fato comprovado por satélites que monitoram a região desde 1970 e que, por motivos estranhos, têm sido considerados inverídicos pelo Ministério do Meio Ambiente.

No momento em que o país tenta sair de uma crise econômica, todo dinheiro é necessário. Por isso, ficamos muito constrangidos quando, por motivos pouco razoáveis, o governo federal recusou os investimentos internacionais que anualmente são destinados ao Fundo da Amazônia – recurso usado para monitorar e combater o desmatamento ilegal, a grilagem e a extração ilegal de minérios. Seria esse o momento de dispensar 288 milhões de reais? Recursos que são fundamentais para investimento em ações de monitoramento, proteção e combate ao desmatamento da nossa rica e imensa floresta tropical? A decisão unilateral do governo federal de recusar esses importantes recursos foi um grande erro, pois a Amazônia é patrimônio e responsabilidade de todo o Brasil.

A Amazônia pode estar muito longe de nós aqui do Paraná, mas o fato é que além de ser a maior floresta tropical do mundo, a Amazônia também é uma grande influenciadora do clima global, gerando as massas de ar úmido que fazem chover no resto do país e influenciam diretamente no equilíbrio do clima em todo o planeta. Ou seja: se o Brasil é hoje um dos maiores produtores de alimentos do mundo em muito depende das condições climáticas que a Amazônia proporciona a nós e ao planeta.

Mas se o argumento ambiental não é suficiente, temos o econômico. Hoje, grande parte dos consumidores da Europa e da Ásia, bem como uma série de empresas, exige de seus governos que a procedência dos alimentos importados venham de nações onde a cadeia produtiva tenha baixo impacto ambiental. No entanto, esse ano o Brasil tem dado sinais de que a preservação do meio ambiente não é sua prioridade. E os sinais se tornam verdade quando os jornais de todo o mundo estampam os inúmeros de focos de incêndios na região amazônica. Pense no que acontecerá se os países impuserem barreiras comerciais, reduzindo a importação dos produtos brasileiros. Além do imenso prejuízo ambiental que já estamos enfrentando, teremos prejuízos econômicos e diplomáticos com consequências incalculáveis para o desenvolvimento econômico e social do nosso Brasil.

Temos convicção de que todo o desenvolvimento precisa ser sustentável, utilizando os recursos naturais com consciência e responsabilidade. O Partido Verde está mobilizado para exigir que o governo federal proteja e preserve nossa rica biodiversidade. A Amazônia é símbolo da imensa riqueza natural que existe em nosso país e a maneira como nos relacionamos com nossas florestas e biomas afeta diretamente o já sensível equilíbrio ambiental do planeta. Hoje, preservar a Amazônia e nossas faunas e floras riquíssimas é muito mais do que garantir a preservação da floresta, mas também garantir a preservação de uma riqueza biológica e natural ainda desconhecida, ou seja um valor incalculável de descobertas que podem contribuir para o desenvolvimento de toda a humanidade.

É preciso sim, preservar a Amazônia e a natureza. Isso é urgente. Mas também precisamos conhecê-la, entendê-la, para que assim possamos respeitá-la na sua diversidade e grandeza. A sustentabilidade é a única saída que temos. E o único caminho é o respeito às diferenças de pensamento e o diálogo. O Partido Verde está aqui para cobrar medidas e ações mas também está aberto ao diálogo amplo, aberto e construtivo. Somos todos brasileiros, uma só nação e somente juntos construiremos um Brasil economicamente forte, socialmente justo e ambientalmente sustentável.

Leandre Dal Ponte é deputada federal pelo Paraná e líder do Partido Verde na Câmara dos Deputados.

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.