Conecte-se com o Verde

  1. Comunidade do Paritdo Verde no Orkut
  2. Flickr do Partido Verde PR

Maria Leticia alerta para vacina contra a gripe

| 0 comentários

A vereadora e médica Maria Letícia (PV), presidente da Comissão de Saúde na Câmara Municipal, fez um alerta nesta última terça-feira (3), para a importância da vacina contra a gripe, que segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, já vitimaram 34 pessoas este ano. Curitiba é cidade com mais registros, sete óbitos, seguida por Foz do Iguaçu, com cinco mortes confirmadas.

“No final de junho foram sete óbitos em sete dias, um por dia. É uma doença grave e letal, mas infelizmente o público alvo não compareceu nos postos de saúde para tomar a vacina. No Paraná, a campanha já foi prorrogada três vezes devido à baixa procura. Todas as Unidades de Saúde da cidade de Curitiba estão vacinando gratuitamente todos os cidadãos, basta procurar pela vacinação”, reforça.

Para Maria Letícia, o que chama atenção ainda é que algumas unidades de saúde não atingiram ainda suas metas. “As mães devem estar alertas para uma doença que é grave e pode matar elas devem levar seus filhos para tomar a vacina, e as outras pessoas, como os idosos também devem se imunizar em qualquer Unidade de Saúde. Quando uma pessoa perceber que está com gripe adoecida ela deve procurar imediatamente atendimento”, disse.

A automedicação, de acordo com a médica, é contra indicado. “Sabemos que algumas pessoas evitam, mas ao perceber que está com sintomas deve-se procurar a Unidade de Saúde mais próximo da sua casa ou as Upas (Unidades de Pronto Atendimento) no caso de um quadro mais grave para atendimento de urgência e emergência. Hoje nós temos uma proteção efetiva e a vacina já se mostra eficiente contra a doença e logo o correto é vacinar”, indica. Maria Letícia ressalta que é fundamental sempre lavar as mãos, usar álcool gel, e quando estiver em um local fechado abrir sempre as janelas, como no transporte coletivo por exemplo.

Campanha

Devido à baixa procura do público-alvo da campanha nacional de imunização, o estado disponibilizou as doses que sobraram para toda a população. A medida é válida para todos os 399 municípios do estado e as doses são aplicadas gratuitamente. Foram disponibilizadas cerca de 370 mil doses que sobraram da campanha de imunização voltada aos grupos prioritários.

Fonte: www.marialeticia.com.br

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.