Conecte-se com o Verde

  1. Comunidade do Paritdo Verde no Orkut
  2. Flickr do Partido Verde PR

Jogo que tem como tema a despoluição do Rio Belém será lançado nesta sexta-feira (24)

| 0 comentários

Dia do Rio
Jogo que tem como tema a despoluição do Rio Belém será lançado nesta sexta-feira (24)

Despoluir os 21 quilômetros do Rio Belém, mais conhecido rio de Curitiba, não tem sido uma tarefa fácil ao longo dos anos. Pelo menos na realidade virtual, este objetivo estará ao alcance de todos. Nesta sexta-feira (24), quando se comemora o Dia do Rio, será lançado um jogo educativo com foco na limpeza do Rio Belém para as plataformas de celulares Android (Google Play) e computadores, desenvolvido pela campanha “+Vida no Rio Belém”.
O jogo, que leva o mesmo nome da campanha, consiste em aliar informações didáticas sobre os principais motivos da poluição do rio, por onde ele passa e quais os níveis de contaminação de cada trecho, em conjunto com uma linguagem lúdica e momentos de diversão.
De acordo com o coordenador da campanha, deputado estadual Rasca Rodrigues (PV), o jogo trabalha aspectos da educação ambiental e tem como público alvo crianças e adolescentes. “Nossa intenção é alcançar o público infanto-juvenil, que se interessam por jogos, levando a importante mensagem do rio limpo que queremos e à conscientização. Depois do lançamento vamos disponibilizar o jogo para todas as escolas de Curitiba, para que possam usá-lo como apoio aos conteúdos relacionados ao tema”, explicou.
A dinâmica do jogo “+Vida no Rio Belém” é bem simples, pois o grande desafio é retirar do leito do rio todo tipo de sujeira. Logo de entrada, o jogador escolhe um personagem (masculino ou feminino), que iniciará em uma embarcação, desde a nascente até a foz, onde o Belém encontra o Rio Iguaçu.
Ao todo, o jogo criado em 2D pixelada (semelhante aos jogos “cross roads” e “minecraft”), é separado por cinco fases que representam diferentes trechos do rio. Cada fase apresenta um nível de dificuldade, que vai aumentando progressivamente até o final do jogo, assim como os diferentes tipos de resíduos (tijolos, garrafas pets, dejetos, pneus, vidros, resíduos em geral) que possuem uma pontuação distinta.
Para passar de fase o jogador deve retirar o máximo possível de objetos, sem encostar o pequeno barco nas margens do rio. A cada transição de fase uma carta é apresentada ao jogador com informações sobre as características de cada trecho, níveis de poluição das águas e objetos a serem pegos no trajeto. Na medida em que os jogadores vão retirando os resíduos, a qualidade do rio vai melhorando.
No fim das cinco fases, o jogador que tiver sucesso, recebe uma mensagem chamando para uma ação em prol do Rio Belém além da virtual. “Parabéns, você acabou de salvar o Rio Belém no jogo. Ajude-nos agora, a salvá-lo também na vida real”, diz a mensagem. “A parte mais importante do jogo é esta, levar sutilmente a convocação para agir”, completou Rasca.
Campanha
A campanha “+Vida no Rio Belém”, criada no Dia do Rio de 2016, já realizou diversas ações em prol da revitalização do rio. Ainda em 2016, foram promovidas várias blitz de conscientização com a entrega de 30 mil cartilhas para os moradores e comerciantes da Bacia do Rio Belém, que compreende 37 bairros da capital.
Já em 2017 foi realizada uma grande audiência pública na Câmara Municipal de Curitiba para debater o assunto. Desde então, diversas parcerias foram feitas com Rotarys Clubs, entidades religiosas, escolas, entre outros, para o desenvolvimento de ações pontuais para a despoluição do rio. Entre elas, duas bicicletadas envolvendo cerca de 200 cicloativistas, que pedalaram nas margens do Belém pedindo sua recuperação.
Assessoria de Imprensa:
Adriano Rima

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.