Conecte-se com o Verde

  1. Comunidade do Paritdo Verde no Orkut
  2. Flickr do Partido Verde PR

Vereadora Maria Leticia propõe fisioterapia obrigatória em casas de idosos

| 0 comentários

O comprometimento da vereadora Maria Leticia Fagundes (PV) com a saúde, bem estar e qualidade de vida dos idosos na capital paranaense, motivou a elaboração do projeto de lei 005.00344.2017 em tramitação na Câmara Municipal de Curitiba.

A proposta obriga a realização de sessões de fisioterapia geriátrica em todos os estabelecimentos que prestem serviços de atenção, trato, guarda, repouso cuidados e internação para idosos. A vereadora determina ainda que sejam realizadas pelo menos 3 (três) sessões por semana e em casos específicos, por orientação médica, o atendimento deve ser personalizado.

“O objetivo é oportunizar a manutenção, prevenção e recuperação das mudanças fisiológicas e biomecânicas ocorridas pelo processo de envelhecimento, como a diminuição da massa muscular e da densidade óssea, a perda da força muscular, da agilidade, da coordenação motora, do equilíbrio e da mobilidade articular, dentre outros processos”, justifica Maria Leticia, que é médica e presidente da Comissão de Saúde, Bem Estar Social e Esporte da Câmara Municipal de Curitiba

“Para quem já passou dos 60 anos, o trabalho de um fisioterapeuta ajudará a lidar com as dificuldades motoras, respiratórias e até quedas recorrentes”, declara a vereadora no texto do projeto.

A parlamentar relata ainda que até o ano de 2050 a estimativa é que a população de idosos deve representar 22% da população mundial e destes, mais de 80% estarão vivendo em países em fase de desenvolvimento. “A previsão é que até lá o Brasil seja o 6º país mais envelhecido do mundo”, diz a vereadora.

Fonte: www.vereadoramarialeticiafagundes.com

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.