Conecte-se com o Verde

  1. Comunidade do Paritdo Verde no Orkut
  2. Flickr do Partido Verde PR

Presidente do PV de Cianorte, Carlos Destefano, pede explicações à SANEPAR

| 0 comentários

Requerimento busca entender aumento de tarifa e redução do consumo mínimo.

O presidente do PV de Cianorte, Carlos Desfefano, protocolou nesta quarta-feira, 14 de junho, junto à Sanepar, um pedido de explicações em nome do Partido Verde sobre a redução do consumo mínimo de água e o aumento de tarifa praticado pela companhia.

Até o início do mês de junho, usuários do sistema de saneamento precisavam desembolsar a tarifa mínima de R$ 33,74 por mês, podendo utilizar até 10 metros cúbicos de água. Com a mudança, os usuários terão direito a apenas 5 metros cúbicos.

Outra mudança anunciada pela companhia foi o aumento da tarifa em 8,53% realizado no mesmo período, e o objetivo de, nos próximos anos, subir o preço do serviço em 25,63%.

Segundo o presidente, do PV de Cianorte, Carlos Desfefano, “o consumo mínimo de água utilizada para se enquadrar em programas sociais ou benesses de baixa renda e seu devido valor foram alterados sem as devidas explicações técnicas e sociais à comunidade em geral”, e pede mais transparência às informações, modificações e alterações vigentes.

Vale lembrar que, em 2016, o lucro da companhia reportado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) foi de R$ 626,847 milhões, sendo 50% deste valor distribuído aos acionistas da empresa. Segundo a própria Sanepar, a distribuição dos valores se dá a “boa condição financeira atual e o interesse público de constituição da Companhia”, não justificando, por tanto, uma necessidade de aumento da tarifa.

O maior acionista hoje da Sanepar é o Governo do Estado do Paraná, que detém 60% das ações da companhia.

Por: Gabriel Hubner

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.